Eleições

Candidatos do seguimento LGBT chegam a 27 na Bahia

Publicado em 17/08/2012, às 15h14   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

A política se mostra cada vaz mais diversificada e atraente para grupos e classes sociais. Prova disso são os 27 candidatos baianos do segmento LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) que disputam as eleições municipais deste ano. Todos eles são candidatos a vereador e avisam que suas bandeiras vão além da pauta LGBT.

No Brasil, segundo reporgem de A Tarde o número de candidatos que se assumem como homossexual chega a 110 nesta eleição. Vinte e dois partidos apresentaram candidatos gays, sendo que os de esquerda lideram a lista, puxados pelo PT. Segundo a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), que pretende eleger entre 15 e 20 candidatos, esse é o maior número de gays já registrados em eleições no País. 

Marcelo Cerqueira, presidente do Grupo Gay da Bahia (GGB), considera um marco importante o número recorde de candidatos gays, porque mostra que o segmento está mais organizado para enfrentar a onda de homofobia no Brasil, que, segundo as estatísticas, mata um homossexual a cada dia. Para o dirigente, é preciso que cada candidato tenha uma atuação social junto à comunidade, dialogue com os vários setores e defendam, no Legislativo, as bandeiras do segmento.

A candidata a vereadora de Salvador Vida Bruno (PT), que é lésbica, diz que a participação dos representantes LGBT na política visa "demarcar território" e garantir uma "atuação proativa" na defesa dos interesses do segmento, para fazer frente às bancadas que representam os setores mais conservadores da sociedade.

Matéria originalmente publicada às 08h55 do dia 17/08.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp