Política

Entidades LGBTQIA+ querem punição contra Nikolas Ferreira

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
O pedido foi protocolado após Nikolas usar a tribuna, no Dia Internacional da Mulher, para fazer um discurso transfóbico  |   Bnews - Divulgação Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Daniela Pereira

por Daniela Pereira

[email protected]

Publicado em 16/05/2023, às 06h44


FacebookTwitterWhatsApp

As recentes declarações transfóbicas do deputado federal Nikolas Ferreira (PL) pode ter uma punição severa se depender da Aliança Nacional LGBTI+ e a Associação Brasileira de Famílias Homotranssafetivas (ABRAFH).

Segundo informações do O Globo, entidades ajuizaram uma ação civil pública contra o parlamentar na 12ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. As entidades pedem que o deputado seja condenado a pagar R$ 5 milhões em danos morais coletivos por transfobia, além da suspensão de suas contas nas redes sociais.

O pedido foi protocolado após Nikolas usar a tribuna, no Dia Internacional da Mulher, para fazer um discurso transfóbico. Em tom de deboche, Ferreira afirmou que se "sentia mulher", tendo "lugar de fala" para tratar da efeméride. Em seguida, fez ataques às mulheres transexuais.

"A fala proferida e a performance do deputado configuram o crime de transfobia, seguida de evidente discurso de ódio e tem o condão de incitar a violência contra a população LGBTI+", diz a ação, divulgada pelo O Globo, assinada pelas advogadas Maíra Recchia e Amanda Souto Baliza.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp