Política

Equipe de Lula analisa formas de furar teto e manter auxílio em R$ 600

Ricardo Stuckert/BNews
Lula e sua equipe tentam garantir orçamento para manter os programas sociais  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/BNews

Publicado em 08/11/2022, às 08h18   Cadastrado por Daniela Pereira



O presidente eleito, Lula (PT), ainda nem assumiu, mas já se deparou com um problema orçamentário. A equipe de transição do petista avalia combinar três instrumentos para abertura de espaço fiscal para tentar garantir a manutenção do valor de R$ 600 do Auxílio Brasil, assim como o aumento do salário mínimo.

De acordo com informações do Uol, entre as propostas estão a criação de uma "PEC [Proposta de Emenda Constitucional] de Transição"; o uso de emendas de relator de forma direcionada; e uma MP (medida provisória) com pedido de crédito extraordinário para investimentos futuros.

Lula e sua equipe tentam garantir orçamento para manter os programas sociais, mas o martelo ainda não foi batido sobre qual solução será adotada.

Uma reunião entre o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), coordenador da equipe de transição, o senador eleito Wellington Dias (PT-PI), que toca a área econômica, e o senador Marcelo Castro (MDB-PI), relator da Comissão Mista do Orçamento, está marcada para ocorrer nesta quarta-feira (09).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

TagsLula