Política

Equipe de profissionais da saúde acompanharão a cirurgia de Lula em Brasília; saiba mais

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Equipe irá ao local para inspecionar e preparar as instalações no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, para a cirurgia do presidente  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 28/09/2023, às 08h56 - Atualizado às 09h10


FacebookTwitterWhatsApp

Uma grande equipe de profissionais da saúde sairá do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo rumo à unidade de Brasília para acompanhar a cirurgia do presidente Lula (PT). Na equipe estão médicos, técnicos e outros profissionais da saúde. Uma parte estará chegando em Brasília até o final da manhã para inspecionar e preparar o ambiente cirúrgico, enquanto os demais viajará apenas à noite.

Toda equipe é formada por cirurgiões, anestesistas, instrumentadores, enfermeiros, auxiliares cirúrgicos. A grande equipe será dividida entre àqueles que colocarão as 'mãos na massa' e àqueles que irão acompanhar o pós-operatório do presidente na UTI e no quarto. A cirurgia no quadril do presidente Lula (PT) está marcada para acontecer nesta sexta-feira (29).

Entenda a cirurgia

O procedimento cirúrgico ao qual Lula passará é conhecida como artroplastia do quadril, que é a substituição da cabeça do fêmur por uma prótese. No meio da medicina, essa é uma operação considerada de grande porte, já que é um procedimento que está ligado a uma maior perda de sangue. A cirurgia será feito sob anestesia geral e tem previsão para durar entre 2h30 e 3h.

Após a cirurgia, o presidente Lula deverá sair do hospital em cadeiras de rodas. O chefe do executivo federal não deve usá-la por muito tempo. A previsão é que esse suporte seja dispensado pouco tempo depois e que Lula passe a usar andador durante quatro a seis semanas.

Assista ao Radar BNews da última quarta-feira (27):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp