Política

“Escárnio com o interesse público”, diz vereadora sobre venda de áreas verdes para dono do Hiperideal

Dinaldo Silva/BNews
Segundo informações adiantadas pelo BNews, a primeira dessas aquisiçõesde áreas verdes foi realizada em 2017  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews
Daniela Pereira

por Daniela Pereira

[email protected]

Publicado em 22/03/2024, às 14h50 - Atualizado às 14h51


FacebookTwitterWhatsApp

Após vir à tona que, em 10 anos, o dono do Grupo Hiperideal e ex-prefeito de Mata de São João, João Gualberto (PSDB), adquiriu diversos terrenos e áreas verdes em leilões, a vereadora do PT, Marta Rodrigues, não economizou críticas ao prefeito Bruno Reis, correligionário de Gualberto. 

A vereadora Marta Rodrigues (PT) classificou o caso como um "escárnio com o interesse público" e disse a situação deixa evidente o descompromisso da prefeitura de Salvador com a população, o meio-ambiente e o favorecimento de grupos políticos, empresários e apoiadores. “A prefeitura faz da cidade o que bem quer, como se fosse dono dela e pelo visto o faz em causa própria.  Vende áreas, permite espigoes na praia. O poder público não pode se vender para a especulação imobiliária que ameaça diversas lutas, ambientais, de moradia, por melhor educação e por qualidade de vida. Não somos contra o empresariado responsável, que gera emprego e que tenha consciência ambiental. Mas não é a realidade: se você andar pela cidade, vai ver muitas lojas  gigantescas do amigo do prefeito ou do antecessor, dentre tantos outros amigos”, declarou a petista.

Segundo informações adiantadas pelo BNews, a primeira dessas aquisições foi realizada em 2017 pela Atual Participações, empresa que é controlada por João Gualberto. Ao todo, o empresário investiu, aproximadamente, R$ 21 milhões para comprar um terreno de 8,2 mil m². Foi neste terreno que mais uma unidade da rede de supermercados HiperIdeal foi construida. Os dados financeiros são da Secretaria da Fazenda de Salvador (Sefaz).

“Ele vai de encontro a agenda global e ambiental num dos momentos mais drásticos provocados pelas mudanças climáticas, inclusive em Salvador, eleita a quinta capital mais aquecida do país, conforme pesquisa do renomado Instituto Climate Central, que faz pesquisas sobre clima e cria relatórios. Autoridades, gestores, instituições do mundo inteiro assinaram a Emergência Climática e o prefeito faz tudo ao contrário”, destaca.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp