Especial

Parlamentares saem em defesa de abrigo de idosos notificado pela Vigilância

Publicado em 30/09/2015, às 18h41   Leo Barsan (Twitter @leobarsan)


FacebookTwitterWhatsApp

Deputado estadual José de Arimatéia e vereador Duda Sanches estão mobilizados em prol do abrigo

O prazo para que a Casa de Repouso Bom Jesus, em Tubarão, Subúrbio Ferroviário de Salvador, atenda a notificação da Vigilância Sanitária termina em 10 de outubro. Nesta quarta-feira (30), o administrador da instituição, Luís Santana, recebeu telefonemas do deputado estadual José de Arimatéia e do vereador Duda Sanches, que estão mobilizados para ajudar a reverter a situação do abrigo em que vivem 148 idosos, demonstrada pelo Bocão News na última segunda-feira (28)

As ligações dos parlamentares foram realizadas após reunião de Santana com o secretário municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, Bruno Reis. “Ele (José de Arimatéia) pediu que eu vá amanhã (quinta-feira) expor a situação da casa de repouso em uma sessão especial que vai ser realizada”, conta Santana.

O 1º de outubro é o Dia do Idoso. “Vou realizar uma sessão especial, mas não temos o que comemorar”, define Arimatéia, que é vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia. De acordo com ele, um projeto que prevê a criação de um Instituto para Idosos e a abertura de um Fundo Estadual aguarda regulamentação do governo estadual. “Está tudo travado e o governo tem que tratar com mais rapidez. Vou receber o administrador da casa de repouso e visitar o local”, comprometeu-se o parlamentar.

O vereador Duda Sanches, que é presidente da Comissão de Saúde, Planejamento Familiar, Seguridade e Previdência da Câmara Municipal de Salvador, prometeu que “nos próximos dias”, o colegiado visitará as instalações da Casa de Repouso Bom Jesus. “Vamos conhecer de perto a situação do abrigo. É uma situação adversa essa questão da falta de documento obrigatório, mas a prefeitura vai ter sensibilidade para tratar da questão, que é humanitária”, pondera. O edil também manteve contato com o administrador da instituição.

Semps

Santana ganhou fôlego após a reunião com o titular da Semps. “O secretário me pediu a notificação e disse que vai ver o que pode ser feito para ajudar a resolver os problemas. Começaram a aparecer luzes no fim do túnel”, disse Santana, referindo-se à resolução de 25 itens estruturais listados pela Vigilância Sanitária. “Efetivamente, ainda não aconteceu nada. Por enquanto, não tenho o que apresentar aos fiscais quando o prazo vencer”, ressalta o administrador.

O titular da Semps disse à reportagem que está disponível para ajudar o abrigo. “Vamos verificar de que forma podemos auxiliar na regularização com o objetivo que o abrigo esteja apto a receber recursos", disse ao citar a falta de certidão trabalhista da instituição, que a impede de firmar convênios com secretárias municipais e estaduais.

Como ajudar

Interessados em doar de roupas, alimentos, medicamentos, dinheiro, material de construção e mão de obra têm os seguintes meios para ajudar:

Casa de Repouso Bom Jesus

1ª Travessa Bela Vista, 15 – Tubarão (Perto do final de linha)

Contatos: 71 8517 -0803 | 8325 -9383 (Luís Santana)

Voluntariado Esab Eutectic

Contatos: 71 4102-1213 | 9106-5604 | 9977-1723 (Ricardo Ling)

Kikante

www.kinante.com.br

Link: http://migre.me/rzGnD

Título da campanha: “Mãos à Obra – Ajude a Casa de Repouso Bom Jesus a ficar de portas abertas”

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp