Política

Ex-carcereiro de Lula é nomeado para cargo na Presidência; saiba detalhes

Ricardo Stuckert / PR
Paulo Rocha Gonçalves Junior atuou como carcereiro de Lula entre 2018 e 2019, quando o presidente esteve preso em Curitiba  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / PR

Publicado em 21/09/2023, às 20h23 - Atualizado às 20h39   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

O governo federal nomeou nesta quinta-feira (21) o policial federal Paulo Rocha Gonçalves Júnior, ex-carcereiro de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Curitiba para trabalhar na Presidência da República. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União e assinada pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Cappelli.

Paulão, como ficou conhecido o agente, esteve com Lula entre 2018 e 2019, quando o petista esteve preso na superintendência da Polícia Federal no Paraná. Na época, o presidente ficou detido por 580 dias por ter sido condenado em primeira e segunda instâncias pelo caso do sítio de Atibaia, em São Paulo. O então detento e seu carcereiro acabaram se tornando amigos.

O policial federal atuava em Curitiba como subchefe do núcleo de operações da carceragem da PF. Ele era responsável pela abertura da cela de Lula às 8h, e pelo fechamento às 17h. Além disso, conduzia as visitas recebidas pelo presidente às quintas-feiras, servia as refeições e acompanhava Lula ao local onde tomava banho de sol.

Agora, no novo cargo na Presidência da República, o agente deverá integrar a equipe responsável pela segurança pessoal do presidente. Ele exerceu essa função durante a campanha de Lula em 2022.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp