Política

Ex-deputado, atual secretário de Agricultura é criticado na ALBA por cancelamento da Fenagro

BNews
Segundo nota, evento foi cancelado por não haver ‘tempo hábil para superar entraves burocráticos’  |   Bnews - Divulgação BNews
Cíntia Kelly

por Cíntia Kelly

[email protected]

Publicado em 24/10/2023, às 20h14


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-deputado Tum vive há meses num inferno astral, com críticas, sobretudo, de seus ex-pares na Assembleia Legislativa da Bahia. Com a derrota nas urnas ao tentar se reeleger, Tum foi alçado ao posto de secretário estadual de Agricultura, na cota do Avante, seu partido.

De lá pra cá, o secretário coleciona críticas. A mais recente esta relacionada ao cancelamento da 33ª edição da Fenagro em 2023. Em nota, a pasta justifica o cancelamento por falta de tempo hábil para resolver questões burocráticas.

“Devido a questões administrativas, estruturais do Parque de Exposições e por falta de tempo hábil para superar entraves burocráticos que se apresentaram no decorrer de 2023, a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) comunica que não realizará a 33ª edição da Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro)”, diz a Seagri.

O cancelamento da feira foi um dos temas explorados durante sessão desta terça na Assembleia Legislativa da Bahia. O líder da oposição, Alan Sanches (União Brasil), acusa o governo de prejudicar o agro.

“Nós precisamos nos levantar contra isso. Não é possível que o governo do estado não é sensível a isso . Quando a gente fala em agro, está falando em tecnologia (…). Aqui só se fala em sucessão. O debate agora é ver quem vai [disputar] com Bruno Reis a eleição de 2024. O agro está sendo prejudicado por esse governo. Nesse momento deveríamos mostrar que somos deputados. Que temos legitimidade para defender o povo da Bahia", bradou o líder.

Marcinho Oliveira (União) lembrou que o agro representa 25% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Ele aproveitou para criticar a atuação de Tum. “Falta disponibilidade ou capacidade do secretário de agricultura da Bahia. Ele não se pronuncia sobre os acontecimentos no estado. Ele não se pronuncia sobre a crise do Sisal. Ele não foi a região saber dos produtores o que está acontecendo. Ele vai para audiência sem saber o que vai tratar com o ministro”, crítica.

Líder tenta defender governo

O líder governista, Rosemberg Pinto (PT), tentou defender o governo ao ressaltar que a Fenagro é evento privado.

“Estou estranhando o governo do estado decidir que não vai ter Fenagro, que é uma feira privada. Cabe ao governodizer que não vai entrar com patrocínio, mas não é o estado responsável por ter ou não a Fenagro”, defendeu.

Alan Sanches, no entanto, rebateu lendo a nota da Seagri.

Aliado, presidente da ALBA crítica decisão da Seagri

O presidente da ALBA, aliado do governo Jerônimo, endossou o discurso da oposição,

“É uma desculpa esfarrapada, porque se com 10 meses não houve tempo para organizar [a Fenagro] para mim é um absurdo. Se essa for a desculpa, para mim é um absurdo, porque 10 meses de governo e secretário não teve tempo então, talvez não tenha sido prioridade”, disse Adolfo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp