Política

Ex-ministro diz Bolsonaro participou dos atos golpistas: "quem disser que não tem a ver, é um imbecil"

Reprodução / Instagram
Almino Affonso foi ministro do Trabalho e Previdência Social de João Goulart durante o Golpe Militar de 1964  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Instagram
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 31/03/2024, às 08h55


FacebookTwitterWhatsApp

Aos 94 anos, Almino Affonso, ministro do Trabalho e Previdência Social do governo João Goulart (1961-1964), segue acompanhando de perto a política brasileira.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Em entrevista ao portal UOL, publicada neste domingo (31), Affonso lembra do período em que estava ao lado de Goulart quando o Golpe Militar dado em 1964, que deu início à Ditadura Militar (1964-1985), e faz um paralelo com os atos golpistas que aconteceram no dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília.

Para Almino, a cúpula militar contou com o apoio de setores da sociedade civil e dos Estados Unidos para derrubar o governo eleito em 1964, o que não aconteceu com os atos antidemocráticos de 2023.

O ex-ministro também não poupou críticas a Jair Bolsonaro. Almino lembrou de uma entrevista à de São Paulo, em 2018, disse que seria exagero chamar o ex-presidente de golpista. No entanto, a opinião sobre Bolsonaro mudou.

"Ele era ninguém. Literalmente ninguém. Basta dizer que foi deputado num dos períodos em que eu estava na Câmara e nunca o vi lá. Quando fui entrevistado, disse apenas que não havia nenhum elemento para se dizer que ele fosse golpista", disse.

"Se alguém disser que Bolsonaro não tem nada a ver com o episódio todo, aquele quebra-quebra [em Brasília], é um imbecil", acrescentou Almino.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp