Política

Ex-ministro é exonerado em meio a caso de assédio sexual

Reprodução
Yomura, foi exonerado da presidência da Fundação Santa Cabrini  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 14/06/2022, às 11h56   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-ministro do governo de Michel Temer, Helton Yomura, foi exonerado da presidência da Fundação Santa Cabrini, no Rio de Janeiro, após denúncia de assédio sexual.

No início do mês de maio, uma funcionária registrou boletim de ocorrência na polícia do Rio de Janeiro, acusando Yomura de assédio sexual. Após repercussão do caso, o advogado pediu demissão, após ser um dos alvos de operação da Polícia Federal que investigou concessão irregular de registros sindicais pela pasta.

No boletim de ocorrência, feito no início de maio na 42ª Delegacia de Polícia (Recreio dos Bandeirantes), a funcionária disse que, na primeira ocasião, o advogado pegou em seu braço em meio a elogios, mesmo ela pedindo respeito e afirmando que era casada. Na segunda vez, segundo a funcionária, Helton disse que a mudaria de setor para que ela trabalhasse em sua sala. Ela relatou que, na ocasião, o chefe fez novos elogios e colocou as mãos nela.

De acordo com BO, a servidora relatou ter sido assediada em duas situações. Em ambos os casos, contou que estava sozinha com Helton na sala do então presidente da Fundação Santa Cabrini.

O UOL tentou contato com a servidora, mas ela não comentou a denúncia. A Polícia Civil investiga o caso, e foi aberto um processo no 9º Juizado Especial Criminal, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. A assessoria de imprensa de Yomura afirmou que "ele não recebeu qualquer notificação sobre o referido registro de ocorrência e que, em razão do segredo de Justiça imposto pela legislação, reforçado pela sólida jurisprudência do STJ (Superior Tribunal de Justiça), não pode se pronunciar sobre esse caso". Por meio de nota, Yomura afirmou que deixou a presidência da Fundação Santa Cabrini "em nome de outros projetos pessoais".

A reportagem do UOL procurou a assessoria de imprensa do governo do Rio para comentar os motivos da exoneração e se houve ciência da denúncia de assédio. Não houve reposta.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp