Política

FAB libera voos privados para saída de garimpeiros da Terra Yanomami

Divulgação/FAB
Com isso, os aviões que operam voos privados terão que se manter dentro dos limites estabelecidos pela FAB  |   Bnews - Divulgação Divulgação/FAB

Publicado em 06/02/2023, às 20h56   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

A Força Aérea Brasileira (FAB) determinou nesta segunda-feira (6) a criação de três corredores aéreos para a saída voluntária de garimpeiros das Terra Indígena Yanomami, em Roraima. Segundo a FAB, a medida tem o objetivo de garantir uma saída ordenada dos garimpos ilegais.

Os corredores, que possuem seis milhas náuticas de largura - o equivalente a cerca de 11 km - vão durar uma semana. A medida libera voos privados para buscar os garimpeiros. Com isso, os aviões terão que se manter dentro dos limites estabelecidos.

Um decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na semana passada determinou o controle do espaço aéreo na região pela Aeronáutica, a fim combater o garimpo ilegal e impedir a chegada de equipamentos ilegais e garimpeiros. Com isso, garimpeiros tentaram deixar a Terra Yanomami em voos clandestinos.

A Terra Yanomami é alvo de garimpo ilegal e, por isso, vive uma Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional. O garimpo tem provocado a poluição de rios e contaminação de peixes por mercúrio, levando que causam graves danos ambientais e problemas neurológicos em indígenas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp