Política

Fabíola Mansur solta o verbo contra colega de partido que preside comissão sobre Crise Yanomami e é a favor do garimpo

Foto: Joilson César/BNews
Deputada disse que viu com estranheza indicação de colega para presidência de comissão  |   Bnews - Divulgação Foto: Joilson César/BNews

Publicado em 28/02/2023, às 11h33   Yuri Abreu e Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Deputada estadual pela Bahia, Fabíola Mansur (PSB) afirmou que viu com estranheza a indicação de um colega de partido para presidir a comissão sobre a Crise Yanomami. O motivo são as declarações pró-garimpo dadas pelo colega, que é Senador, em passado recente.

Senador eleito por Roraima, Chico Rodrigues (PSB) tem enfrentado resistência de associações e lideranças indígenas. A Urihi Associação Yanomami, que tem como presidente Júnior Hekurari Yanomami — chefe do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye'kwana (Condisi-YY) — pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o senador presidente da Comissão criada para acompanhar a situação do povo Yanomami seja impedido de entrar sozinho na Terra Indígena Yanomami.

"Instalamos uma CPI imaginando que vamos apurar. O PSB briga por chefia de coordenação de comissão, mas a postura do senador Chico Rodrigues defendendo o garimpo, e estou falando do garimpo legal, me causa estranheza ser o Chico o presidente da Comissão e a gente só pode esperar que ele seja um defensor da legalidade, dos mais vulneráveis, das comunidades indígenas e que possa equacionar. Temos acreditar que o retorno do senador para o PSB também seja um retorno a nossos valores e o manifesto do partido", disse Fabíola Mansur ao BNews.

A ida de Chico Rodrigues ao território ocorreu mesmo após instituições indígenas se posicionarem contrárias à participação dele e de demais parlamentares de Roraima nos trabalhos da comissão. Chico foi em um helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB), visitou o pelotão do Exército e o posto de Surucucu, onde indígenas doentes são atendidos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp