Política

Flavio Dino faz importante revelação sobre inquérito das joias; confira

Flávio Campanato / Agência Brasil
O ministro revelou ainda que a PF vai entregar a apuração ao Ministério Público para que os responsáveis sejam julgados  |   Bnews - Divulgação Flávio Campanato / Agência Brasil
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 07/04/2023, às 11h38


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro da Justiça, Flávio Dino, revelou nesta sexta-feira (7) que o inquérito da Polícia Federal (PF) que investiga o caso das joias sauditas está perto de ser finalizado.

Em entrevista à Globonews, ele disse que a investigação do caso é "tecnicamente muito simples porque a materialidade é bem evidente" e "há prova documental farta". O ministro não soube dizer se o inquérito será finalizado em dias ou semanas, mas que tecnicamente não há muito mais o que se fazer.

"As provas orais, depoimentos de testemunhas, de eventuais indiciados ou acusados é importante, inclusive para o exercício do direito de defesa. Mas o esclarecimento da materialidade e mesmo indícios de autoria a estas alturas é bem evidente", disse.

Dino disse ainda que a PF vai entregar a apuração ao Ministério Público e ao Judiciário para que os responsáveis sejam julgados. "Creio que o Judiciário vai ter um bom material de apuração realizado pela Polícia Federal", afirmou.  

Em 2021, a Receita Federal apreendeu um kit de joias avaliadas em R$ 16,5 milhões, que seria para a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Depois de decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), os itens foram enviados para uma agência da Caixa Econômica Federal.

Na última quarta-feira (5), Jair Bolsonaro (PL) foi à PF, onde depôs por aproximadamente três horas sobre o caso. O ex-presidente afirmou que só tomou conhecimento das joias em dezembro de 2022, um ano após a apreensão pela Receita Federal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp