Política

Governador faz escolha polêmica para secretaria e gera protestos; saiba motivo

Marcelo Casal Jr/Agência Brasil
Decisão de governador foi oficializada na última quinta-feira (12), no Diário Oficial  |   Bnews - Divulgação Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Publicado em 14/01/2023, às 16h58   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

Um governador fez uma escolha considerada polêmica para uma secretaria que acabou gerando protestos contra a sua administração. A decisão do gestor, inclusive, foi oficializada na última quinta-feira (12), com publicação no Diário Oficial.

O chefe do Executivo do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), nomeou Rogério Carboni, um homem branco, para chefiar a Secretaria da Mulher e Igualdade Racial do estado sulista.

Nos primeiros dias de janeiro, Carboni havia sido nomeado como secretário do Desenvolvimento Social e Família do estado. O Diário Oficial aponta que ele acumulará as funções de ambas as pastas temporariamente.

Contudo, nas redes sociais, de acordo com G1, mulheres se manifestaram contra a decisão do governador paranaense. Pelas redes sociais, a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Vereadores de Guarapuava repudiou a nomeação de um homem para o cargo, avaliando a nomeação como uma "afronta às lutas pela representatividade".

"É colocar à frente de uma pasta simbólica uma figura que representa o status quo, homens brancos no poder. É o completo oposto das reivindicações que lhe chegarão! É o completo oposto da luta que essa pasta representa".

Porém, através de nota, o governo garantiu que a chefe para a pasta será uma mulher. Disse, também, que a nomeação de Carboni e o acumulo da função foi necessário "para dar andamento a questões burocráticas, já que a pasta foi desmembrada da que Carboni estava à frente, a antiga Secretária de Justiça, Família e Trabalho”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp