Política

Governador reeleito de MG pode deixar Novo; saiba provável destino de Romeu Zema

Cristiano Machado/ImprensaMG
Romeu Zema (Novo) foi reeleito governador de MG com mais 56% dos votos válidos  |   Bnews - Divulgação Cristiano Machado/ImprensaMG

Publicado em 06/11/2022, às 09h22   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

O partido Novo pode perder o único governador que faz parte dos quadros da sigla. O chefe do Executivo de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), negocia com outra legenda e pode desembarcar do grupo atualmente comandado por Eduardo Ribeiro.

Zema foi reeleito ao governo de MG, ainda no primeiro turno, com 56,18% dos votos válidos. Entre outros adversários, ele bateu, nas urnas, o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD).

Com mais de 30 mil membros filiados, o Novo tem, atualmente, além de Zema, com um prefeito eleito (Adriano Silva, de Joinville/SC), oito deputados federais, sete estaduais e 30 vereadores espalhados pelo país - nenhum deles na Bahia.

Porém, Romeu Zema pode deixar os quadros do Novo, com vistas as eleições de 2026. Neste sentido, o empresário está negociando a entrada no PL, partido do presidente Jair Bolsonaro e que é comandado por Valdemar da Costa Neto.

Zema e Valdemar já deram início as conversas, com a expectativa pelo governador reeleito de Minas Gerais seja candidatando à Presidência daqui a quatro anos, caso Bolsonaro decline da disputa.

De acordo com o colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, o cáculo de Valdemar é de que, sem Bolsonaro, Zema vai disputar com Tarcísio de Freitas para ser o nome da direita no pleito de daqui a quatro anos.

No entanto, Tarcísio, governador eleito de São Paulo, está filiado ao Republicanos e já deixou claro, nos bastidores, não ter interesse em migrar para o PL.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp