Política

Governador se manifesta após empresa nacional virar concorrente da BYD pela antiga fábrica da Ford em Camaçari

Dinaldo Silva / BNews
Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou que está garantida a presença da BYD na Bahia  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva / BNews
Tácio Caldas e Edvaldo Sales

por Tácio Caldas e Edvaldo Sales

[email protected]

Publicado em 01/03/2024, às 16h36


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) se manifestou depois que o empresário Flávio Figueiredo Assis, dono da nacional Lecar, apresentou uma proposta ao Governo da Bahia, e entrou na disputa pelo complexo industrial da Ford, em Camaçari, na região Metropolitana de Salvador (RMS) com a montadora chinesa BYD. Assis quer erguer no local uma fábrica da Lecar e construir o futuro hatch elétrico da marca, que deve ter preço abaixo de R$ 100 mil.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, Assis já tem um projeto de carro elétrico em fase de desenvolvimento, mas ainda procura um local para produzir o veículo. Em visita às antigas instalações da Ford para comprar equipamentos usados, como robôs e esteiras desativadas deixadas ali pela empresa americana, descobriu que o processo que envolve o futuro uso da área ainda estava aberto, já que o chamamento público feito pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia (SDE) só se encerraria nessa quarta (28).

Questionado pela imprensa nesta sexta-feira (1º), Jerônimo afirmou que está garantida a presença da BYD na Bahia. “Se o empresário tiver intenção, ele vai procurar a gente e nós vamos dar um jeito de investir aqui. Nós não vamos criar empecilhos para nenhum empresário investir na Bahia”, disse. 

“A análise que nós temos é que os equipamentos da Ford aumentam muito o custo da produção de automóveis elétricos. Inclusive, alguns deles não estão adaptados à produção de carros elétricos. Me causou, ao mesmo tempo, uma surpresa e vontade de entender o que o empresário quer. Ele fez um documento, a SDE está analisando. Se ele tiver recurso e expectativa de investimento, pode vir conversar com a gente”, continuou.

Ainda de acordo com a Folha, o documento da SDE diz que a BYD havia apontado interesse no complexo industrial de Camaçari, mas outros interessados também poderiam “manifestar interesse em relação ao imóvel indicado e/ou apresentar impedimentos legais à sua disponibilização, no prazo de 30 (trinta) dias, contado a partir desta publicação”.

“O processo foi iniciado com a BYD, ela está dentro do padrão, nós seguimos todos os regramentos com a PGE [Procuradoria Geral do Estado da Bahia], com a Fazenda, com o governo federal também, dando aval. Não há nada fora da lei. Vamos analisar e dar a resposta, se ele quiser conversar, o Governo do Estado da Bahia está aberto”, finalizou o governador Jerônimo Rodrigues.

A montadora chinesa anunciou em julho passado, em cerimônia com Jerônimo Rodrigues no Farol da Barra, um investimento de R$ 3 bilhões para construir no antigo complexo da Ford três plantas com capacidade de produção de até 300 mil carros por ano.

A reportagem da Folha afirma ainda que a BYD já está ciente da proposta e prepara uma resposta oficial a Lecar. E que pessoas ligadas à montadora chinesa acreditam que nada irá mudar nas negociações com o governo baiano porque Assis estaria atrás apenas de uma jogada de marketing. O empresário, por sua vez, disse ver uma oportunidade de bom negócio, pois os valores envolvidos são atraentes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp