Política

Governo Lula faz reunião para resolver greve nas universidades da Bahia e outros estados

Ufba e outras federais baianas estão em greve desde o dia 29 de abril - Divulgação/Ufba
O encontro do chefe do Executivo com representantes dos setores será nesta quarta-feira (15), às 10h30  |   Bnews - Divulgação Ufba e outras federais baianas estão em greve desde o dia 29 de abril - Divulgação/Ufba

Publicado em 15/05/2024, às 13h23   Redação



O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) vai se reunir nesta quarta-feira (15), às 10h30, em Brasília, com o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), para tratar das reinvindicações da categoria, que está em greve nacional desde 15 de abril.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

O fórum de negociação é a “mesa específica e temporária do magistério superior”. Os professores esperam contraproposta à reinvindicação de reajuste salarial de 22,71%, com pagamento ainda no segundo semestre deste ano.

Professores querem também que o governo recomponha o orçamento das universidades federais e revogue normas que prejudicam a carreira docente, baixadas no governo anterior.

Em nota, o MGI afirmou que apresentar propostas para a reestruturação de carreiras na área de educação “é um compromisso prioritário”. Na próxima terça-feira (21), o ministério terá reunião com os representantes dos técnicos administrativos das universidades federais.

Federais baianas
As aulas nas universidades federais da Bahia (Ufba), do Oeste da Bahia (Ufob), do Sul da Bahia (UFSB) e do Recôncavo da Bahia (UFRB) estão suspensas desde o dia 29 de abril, em razão da greve dos professores. 

A reunião desta quarta, portanto, pode impactar as federais baianas, já que resultados positivos nas reivindicações podem estabelecer o fim da paralisação. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp