Política

Governo Lula busca yanomamis para inclusão no Bolsa Família

Reprodução da TV
O objetivo é levar o Bolsa Família para áreas de difícil acesso  |   Bnews - Divulgação Reprodução da TV

Publicado em 22/03/2023, às 06h59   Cadastrado por Daniela Pereira


FacebookTwitterWhatsApp

O Governo Lula (PT), através do Ministério do Desenvolvimento Social, prepara uma força-tarefa para buscar potenciais beneficiários do Bolsa Família, em terras yanomamis, em Roraima.

Esta é mais uma ação do Governo Federal para incluir o assistencialismo aos povos indígenas do território yanomami, que em janeiro foram flagrados em situação degradante.

 Ao encontrar os índios com desnutrição grave, Lula culpou o governo Jair Bolsonaro por omissão e também o garimpo ilegal pela devastação dos recursos naturais. “Além do descaso e do abandono por parte do governo anterior, a principal causa do genocídio é a invasão de 20 mil garimpeiros ilegais, cuja presença foi incentivada pelo ex-presidente. Os garimpeiros envenenam os rios com mercúrio, causando destruição e morte", disse.

De acordo com informações da Folha de São Paulo, dados do ministério apontam que o benefício já alcança 620.856 indígenas em todo país. Do total, 6.545, ou 1.316 famílias, são do povo yanomami. Só neste mês de março, foram incluídas novas dez famílias da etnia.

A força-tarefa para ampliar o Bolsa Família exige preparo com antecedência, porque boa parte das áreas habitadas só é acessível por helicóptero ou por longas caminhadas. Além disso, em muitos casos é preciso também a participação de tradutores.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp