Política

Governo Lula 'faz promoção' para atrair emendas parlamentares; entenda motivo

Medidas sinalizam uma tentativa do governo federal de ter um controle maior sobre o Orçamento da União - Ricardo Stuckert | PR
Bnews - Divulgação Medidas sinalizam uma tentativa do governo federal de ter um controle maior sobre o Orçamento da União - Ricardo Stuckert | PR
Alex Torres

por Alex Torres

[email protected]

Publicado em 26/11/2023, às 07h23


FacebookTwitterWhatsApp

Com o intuito de financiar o Novo PAC (programa de aceleração do crescimento), o governo Lula elaborou ações para tentar atrair emendas parlamentares. As medidas sinalizam uma tentativa do governo federal de ter um controle maior sobre o Orçamento da União. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

As estratégias incluem a garantia de que o recurso das emendas não será contingenciado e mesmo contrapartidas federais, do tipo "pague 2, leve 3". O Executivo promete construir um empreendimento a mais para determinada ação abraçada por emenda parlamentar.

Emenda é a forma como congressistas enviam dinheiro para financiar obras e projetos em seus redutos eleitorais. Nos últimos anos, o Congresso Nacional tem trabalhado para ampliar e controlar cada vez mais o valor dessa verba. 

De acordo com o Planalto, é preciso concentrar e direcionar recursos para as ações estratégicas delineadas pelo governo, evitando assim que o dinheiro seja distribuído de maneira pulverizada.

Alguns parlamentares brincaram nos bastidores que o governo estava fazendo uma "Black Friday" para tentar atrair emendas.

Ministro da Casa Civil, Rui Costa informou oficialmente que a iniciativa de buscar emendas para obras do PAC não partiu unilateralmente do governo federal. Segundo a pasta, surgiu após muitos parlamentares terem manifestado que gostariam de contribuir com os recursos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp