Política

Governo Lula quer 'pausa humanitária' na guerra entre Israel e Palestina

Ricardo Stuckert / Divulgação
Lula acredita que a pausa humanitária irá trazer alívio ao populaçãi civil palestina  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / Divulgação
Luana Neiva

por Luana Neiva

[email protected]

Publicado em 12/11/2023, às 18h13


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira afirmou que mesmo com o regaste dos brasileiros da Faixa de Gaza neste domingo (12), o conflito entre Israel e Palestina é considerado importante para a gestão do presidente Lula (PT) que tem a pretensão de criar uma 'pausa humanitária'. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp
"É sua intenção [do presidente Lula] voltar a tratar nesse momento da questão no conselho de segurança das Nações Unidas a partir dessa semana, para que se possa encontrar uma forma de suspensão dessa hostilidade e a criação de uma pausa humanitária que possa levar ao alívio da população civil palestina que se encontra ainda em Gaza", disse Mauro Vieira.
De acordo com o ministro, o presidente pretende se encontrar com o grupo de brasileiros repatriados nesta segunda-feira (13), quando está prevista a chegada deles a Brasília. "Não vejo nenhuma dificuldade nisso, ele tem interesse", continuou ele.
Conforme ainda o ministro, houve boa vontade dos governos de Israel e do Egito na retirada dos brasileiros da região. "Se não aconteceu antes, não foi só com o Brasil, foram com todos outros países. Havia uma lista de países e nacionais que estavam prontos, esperando pela partida, alguns países tinham 500, 600 nacionais. Nossa lista era menor. Entraram em uma ordem de prioridade que foi seguida e atendida. Mas saímos, acredito que talvez tenha sido o oitavo ou décimo dia de passagem dos civis, dentro do que foi negociado e acordado com os lados envolvidos". 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp