Política

Governo Lula tem nova orientação sobre instalação da CPMI dos atos golpistas; saiba qual

Ricardo Stuckert
Posicionamento mudou depois da saída de Gonçalves Dias da GSI  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 20/04/2023, às 10h53


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, revelou nesta quinta-feira (20) que orientou os líderes do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães, no Senado, Jaques Wagner, e Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues, que apoiem a instalação da CPMI para investigar os atos golpistas, caso seja feita a leitura na próxima sessão da Casa.

Na noite da última quarta-feira (19), Wagner já havia publicado um vídeo em suas redes sociais defendendo a abertura da CPMI no Congresso Nacional.

De acordo com o ministro, a orientação foi feita em uma reunião depois da divulgação das imagens internas do Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro que mostram servidores do GSI e o ex-ministro Gonçalves Dias durante o ataque. Padilha disse que as filmagens mudaram a "situação política".

“Na nossa opinião o vazamento das imagens cria uma nova situação política e por conta disso, orientamos os líderes, no diálogo com os líderes dos partidos que compõe a base, a afirmar que caso sessão do Congresso na próxima semana tenha a leitura da instalação da CPMI do 8 de janeiro nós apoiaremos a instalação. Vamos orientar líderes a indicar membros”, disse o ministro.

Após a divulgação das imagens, Gonçalves Dias deixou o comando do GSI. Ele se tornou primeiro ministro a deixar o atual governo de Lula e possibilitou que o petista e aliados pudessem apoiar a leitura da instalação da CPMI dos atos antidemocráticos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp