Política

Hacker ligado a Carla Zambelli é convocado na CPMI do 8 de janeiro; saiba motivo

Reprodução / Twitter
O hacker e Carla Zambelli são os dois principais investigados pela Polícia Federal (PF) em tentativa de fraude  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Twitter

Publicado em 03/08/2023, às 14h16   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

A convocação do hacker Walter Delgatti foi aprovada pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro na tarde desta quinta-feira (3). Delgatti e a deputada Carla Zambelli (PL-SP) são os dois principais investigados pela Polícia Federal (PF) em uma suposta tentativa de invadir as urnas eletrônicas.

De acordo com investigações da PF, há suspeitas de que Zambelli, alvo de mandado de busca e apreensão na última quarta-feira (2), tenha contratado Delgatti para invadir redes do Conselho Nacional de Justiça e inserir dados falsos em seus sistemas.

Autor de um dos seis requerimentos de convocação, o deputado Rogério Correia (PT-MG) alega que Delgatti precisa prestar depoimento para esclarecer “possível envolvimento na promoção dos atos criminosos contra a democracia e as instituições públicas brasileiras”.

A relatora da CPMI, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), afirmou que “a oitiva do Walter Delgatti Netto, conhecido como ‘hacker de Araraquara’, poderá auxiliar esta comissão a esclarecer como a deputada Carla Zambelli atuou de modo a questionar a legitimidade do sistema eleitoral brasileiro nas eleições de 2022”.

O depoimento nos parece fundamental para a investigação dos fatos desta Comissão de Inquérito”, completou.

Walter Delgatti, chamado de Vermelho, tornou-se conhecido dos investigadores após invadir os celulares de diversas autoridades brasileiras em 2019, incluindo o ex-juiz e hoje senador Sergio Moro (União-PR). Isso deu origem à chamada “Vaza-Jato”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp