Política

Haddad: "Não conheço a Shein, conheço a Amazon"

Fernando Frazão/Agência Brasil
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fez comentário em meio a polêmica sobre taxação de compras internacionais  |   Bnews - Divulgação Fernando Frazão/Agência Brasil

Publicado em 14/04/2023, às 15h23 - Atualizado às 15h27   Cadastrado por Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro da Fazenda do governo Lula (PT), Fernando Haddad, afirmou desconhecer a Shein, varejista chinesa online do ramo do vestuário e que se destacou, especialmente aqui no Brasil, pelos seus preços acessíveis.

A fala do titular da pasta foi dada nesta quinta-feira (13), justamente na China, em meio a polêmica sobre a taxação ou não de compras internacionais. Haddad faz parte da comitiva de Lula que está no país asiático desde a última quarta-feira (12).

Na terça (11), o Ministério da Fazenda informou o fim da isenção de imposto de importação para encomendas de até US$ 50 (R$ 250). A medida deixou em dúvida se os consumidores seriam afetados ou apenas os comerciantes.

"Vocês da imprensa falam da Shein como se eu conhecesse. Eu não conheço a Shein. O que eu sei é o seguinte: o único portal que eu conheço é o da Amazon, porque eu compro todo dia um livro, pelo menos", respondeu o ministro.

De acordo com o Ministério, a isenção vem sendo utilizada para fraudes por empresas de comércio eletrônico que colocam indevidamente o nome de pessoas físicas como remetentes.

Fernando Haddad também alegou, de acordo com o Estado de Minas, que os preços baixos propostos por Shopee, Shein e Aliexpress proporcionam uma "concorrência desleal".

"O que eu digo é o seguinte, quando você faz as coisas às claras, não tem problema. Se uma sobe o preço, a outra baixa (...) Você vai ter a concorrência em condições de igualdade", disse Haddad. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp