Infraestrutura

Secretário rebate alegação de que prefeitura estaria “catimbando” obra do metrô

BNews/Roberto Viana
"O secretário [Nelson Pelegrino] precisa se informar melhor", opinou Sérgio Guanabara  |   Bnews - Divulgação BNews/Roberto Viana

Publicado em 23/02/2020, às 16h55   Eliezer Santos e Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

O Secretário municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Sérgio Guanabara rebateu neste domingo (23) a declaração do secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Nelson Pelegrino (PT), de que a prefeitura de Salvador tem feito "catimbazinha" para liberar o licenciamento das obras do tramo três do metrô do Subúrbio.

Ao BNews, Guanabara classificou a discussão sobre o assunto como "boba" e "sem sentido". Além disso, ele refutou o uso do termo associado às partidas de futebol, e disse que a analogia  não funciona para o trabalho desenvolvido pela prefeitura de Salvador.

Ele avalia que o Executivo Municipal trata questões relacionadas a obras com "extrema seriedade". "O secretário precisa se informar melhor. Em relação ao tramo três, eu liberei mais de oito licenças. É só consultar a empresa que está executando a obra para ver se é a Sedur, o município, que está inviabilizando o procedimento", disse.

O secretário explica que o Estado não tinha conseguido ainda a autorização necessária da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Via Bahia - que é uma via concessionada- para dar seguimento às obras.

Guanabara avaliou que é "mais do que natural" e obrigatório que o governo federal se manifestasse sobre o assunto antes da Sedur atuar. "Diante dessa posição favorável, o processo está hoje em mãos do Secretário Fabio Mota [da Secretaria de Mobilidade Urbana], com a equipe dele, para dar o parecer final e retornar para a Sedur", explicou.

Retornando com o parecer favorável, a licença é expedida e a construção do tremo três será concluída. O secretário também aproveitou a oportunidade para acrescentar que a Sedur ainda não recebeu o pedido de licenciamento da nova rodoviária, que será erguida no bairro de Águas Claras.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp