Infraestrutura

Pelourinho decadente II: “Só na propaganda está recuperado”, diz Gaban

Imagem Pelourinho decadente II: “Só na propaganda está recuperado”, diz Gaban
Assim como moradores, deputado aponta descaso do governo Jaques Wagner  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 11/05/2013, às 08h56   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp


Na última terça-feira (8), o Bocão News denunciou a atual realidade vivida pela polução do Pelourinho, tombado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como patrimônio cultural da humanidade. Ao menos nas principais vias do centro, o policiamento é constante. Mas ainda assim não é preciso ir muito longe para ver crianças e jovens escravizados pelo crack, trafegando nos becos, comercializando a droga, ou pedindo esmola e comida.


Moradores e trabalhadores do Pelourinho denunciaram em conversa com a reportagem, a decadência, apesar da reforma de fachada, além dos principais crimes, cometidos, segundo eles, por crianças e adolescentes. Para o empresário Aldo Ribeiro, que tem uma loja no Pelourinho há 23 anos, a ausência de segurança para os visitantes e moradores são centenárias. “Eu achava que iria melhorar e piorou. O governo está deixando isso aqui no abandono. A malandragem existe e é muito grande e o tráfico também. A polícia faz o papel dela, mas não diminuiu. Esse pessoal de menor é que barbariza. A maioria que faz esses erros têm 14, 15 anos. O policial pega e no outro dia esse menor está rindo da cara do policial.  Para mim, o governo não tem interesse em reformar nada. Tudo isso aqui é faz de conta. Só fachada”, lamenta.


Ao tomar conhecimento dos crimes que acontecem por adolescentes e crianças protegidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, o vice-presidente Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Carlos Gaban (DEM), chama atenção para a maioridade penal. “Não pode um bandido ser tratado como jovem que não tem idade para ser punido. O que acontece no Pelourinho é reflexo do que acontece em Salvador, região metropolitana e na Bahia. Passei à noite para você ver. A polícia apreende o menor e dois dias depois ele está solto debochando do policial”, disse.


O demista ainda pontuou ainda sobre o tráfico de drogas no local. “O serviço de inteligência precisa ser eficiente para entender a rede de tráfico e pegar os fornecedores. Campanha não serve para quem consome. Propaganda não adianta tem que ter política para tirar esses menores da rua. O cara no desespero por conta do vício rouba por nada”, colocou.

Em conversa com o Bocão News o deputado Gaban apontou descaso do governo Jaques Wagner (PT) com o Pelourinho. “É extremamente lamentável o estado que o Pelourinho se encontra. Não é questão de polemizar, mas ACM recuperou e deixou aquele lugar digno de cartão postal, deixou bonito. A gente tem mentalidade de que uma obra começou em um governo, o outro não dá sequência com os trabalhos. Há quanto tempo que o governo diz que está reformando o Pelourinho? Só na propaganda de Wagner está recuperado”, concluiu.

Postada às 15h21 do dia 10 de maio

Parte I: Pelourinho decadente


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp