Política

Início da transição de Jerônimo Rodrigues é adiada; saiba motivo

Foto: Adriel Francisco
Jerônimo Rodrigues venceu pleito para Governo do Estado e planejava iniciar a transição logo nesta semana  |   Bnews - Divulgação Foto: Adriel Francisco

Publicado em 02/11/2022, às 07h39   Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

A transição do governo Rui Costa (PT) para o eleito Jerônimo Rodrigues (PT) foi adiada. Os petistas planejavam iniciar os trabalhos logo na última terça-feira (1°), segundo dia útil após o resultado das eleições - período mínimo determinado pela Lei - para dar o pontapé inicial, mas uma notícia acabou mudando tudo.

Ex-presidente da República e reeleito para um inédito terceiro mandato, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o responsável pela mudança. Enquanto Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente eleito, coordena a transição de governo, Lula vai descansar por três dias. E o destino escolhido foi justamente a Bahia. Ao lado de sua esposa, Janja, o futuro novo presidente vai passar três dias em Trancoso, distrito de Porto Seguro.

O destino é um dos lugares mais ligados ao bolsonarismo em toda a Bahia. Candidata derrotada nas eleições para o Senado, Raissa Soares (PL) ganhou a fama de Doutora Cloroquina atuando como secretária de saúde local, onde atuou na distribuição do chamado Kit Covid, com medicamentos que não ajudam em nada no tratamento da Covid.

Lula teve 56,73% dos votos válidos de Porto Seguro, ficando à frente de Jair Bolsonaro, que somou 43,27% dos votos. Jerônimo, por sua vez, foi derrotado por lá: ficou com 44,75% dos votos contra 55,25% de ACM Neto (União Brasil) na eleição para o governo do Estado.

Os números de Porto Seguro foram bem abaixo, para Lula, do que o visto em relação ao estado como um todo, onde o petista conseguiu 72% dos votos e foi derrotado somente em duas cidades.

O percentual representou um total de 6.097.815 de votos válidos, distribuídos em 415 dos 417 municípios do estado. Já Bolsonaro, obteve apenas 27,88% dos votos, com 2.357.028 votos, segundo o TSE. As únicas cidades que o atual presidente venceu foi em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, e em Buerarema, no baixo sul do estado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp