Política

Investigações contra Bolsonaro por omissão durante a pandemia da Covid podem ser reabertas

Agência Brasil
A comissão pede que o ex-presidente seja investigado por dez crimes cometidos durante a crise sanitária  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 15/03/2024, às 10h03


FacebookTwitterWhatsApp

O procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet, vem analisando a possibilidade de reabrir um inquérito que investiga o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por supostas comissões durante a pandemia da covid-19. A informação é do jornal O Globo.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

A decisão ocorre depois que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, encaminhou uma determinação para o caso, arquivado por Augusto Aras em 2023, fosse reaberto.

De acordo com a publicação, Gonet tem uma reunião agendada para acontecer na próxima terça-feira (19) com parlamentares que integraram a CPI da Covid, que tramitou no Senado. No encontro, deverão ser discutidas medidas tomadas pelo Judiciário depois dos pedidos feitos pela comissão em outubro de 2021.

O inquérito em questão tem como base o relatório final da CPI da Covid, que aponta para as “ações e omissões” durante o período em que Eduardo Pazuello esteve à frente do Ministério da Saúde. Entre os principais pontos está o colapso do sistema de saúde do Amazonas no início de 2021.

A versão final do relatório da CPI da Covid foi apresentada em outubro de 2021 e recomentou o indiciamento de Bolsonaro e outras 65 pessoas. O relator da comissão, Renan Calheiros (MDB-AL), manteve a orientação de indicar o ex-presidente por dez crimes, são eles: epidemia com resultado de morte; charlatanismo; infração de medida sanitária; emprego irregular de verbas públicas; incitação ao crime; falsificação de documento particular; prevaricação; crime contra a humanidade, violação de direito social e incompatibilidade com dignidade, honra e decoro do cargo.

Bolsonaro nega a acusação de ter se omitido durante a pandemia e alega ter determinado compra de vacinas assim que elas estiveram disponíveis.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp