Política

Já tem data? PL teme que Moraes tenha estipulado período para prender Bolsonaro; saiba detalhes

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Partido de Bolsonaro acredita que prisão do ex-presidente deve acontecer até o meio do ano  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 27/03/2024, às 07h55 - Atualizado às 07h58


FacebookTwitterWhatsApp

Alguns aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), acreditam que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, já tem uma data para deter Bolsonaro. Segundo eles, o prazo estabelecido um prazo para colher provas e prender o ex-presidente seria em julho de 2024. Isso porque, esse período antecede o início do período das propagandas eleitorais, que se inicia um mês depois.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Nessa ótica, é do entendimento desses aliados que Moraes deve agir com o intuito de não dar espaço para Bolsonaro atuarcomo cabo eleitoral em 2024. Caso isso acontecesse seria devastador para as atuais pretensões do Partido Liberal (PL).

Vale lembrar que este ano tem eleições e estarão em jogo o comando de prefeituras e assentos nas câmaras municipais de cada cidade brasileira. Ainda segundo os aliados é que, caso esteja solto em agosto, a Polícia Federal (PF) não fará movimentações agudas no período contra o ex-presidente. Isso porque, qualquer coisa do gênero, poderia ser entendido como uma perseguição política.

O QUE PENSA MORAES?

Apesar desse temor, Alexandre de Moraes tem deixado claro que não será motivado por fatores externos em suas decisões sobre o caso. É do entendimento da Corte e inclusive da PF de que a prisão de Bolsonaro só deverá ser acelerada em caso de risco de fuga ou de prova que o ex-presidente tenha atrapalhado as investigações. Inclusive, a própria estadia na Embaixada da Hungria não tem sido interpretada como algo suficiente para formalizar um pedido de prisão preventiva.

CALENDÁRIO DA PF

Enquanto isso, no inquérito sobre a trama golpista instalada na cúpula do governo do ex-presidente Bolsonaro, a PF tem um calendário que pode "acelerar" o processo de prisão do ex-chefe do executivo brasileiro. Esse cronograma foi estabelecido pelos investigadores e levam em consideração a conclusão da operação até o julgamento desse mérito. Pelo calendário estipulado pelos agentes da Polícia Federal estipula que Bolsonaro pode ser condenado pelo plenário do STF ao fim de 2024, em dezembro.

Neste caso, ele seria indiciado pelos crimes de golpe de Estado, abolição violenta do Estado democrático de direito e associação criminosa. Com informações do colunista Paulo Cappelli, do Metrópoles, e da colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo.

Assista ao Radar BNews da última terça-feira (26):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp