Política

Janela partidária esvazia Congresso Nacional; saiba mais

Arquivo / Agência Brasil
Janela partidária é para vereadores; deputados e senadores articulam alianças, agendas e filiações de olho em 2026  |   Bnews - Divulgação Arquivo / Agência Brasil
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 02/04/2024, às 09h01 - Atualizado às 09h03


FacebookTwitterWhatsApp

O Congresso Nacional terá uma semana com pouco movimento em Brasília. Isso porque no pós-Páscoa, os parlamentares devem ir até suas bases eleitorais devido a proximidade do fim da janela partidária. Este é o período onde parlamentares podem efetuar a troca de partido sem perder o mandato, mas em 2024 só contempla os vereadores. O prazo vai até essa sexta-feira (7).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Vale lembrar que esse prazo é aberto sempre em anos eleitoras em um período sete meses antes da realização das votações. O detalhe é que também só é aplicada a candidatos que assumiram os madatos em eleições proporcionais que estejam no último ano do mandato. Como sobredito, este ano a janela partidária afeta apenas os vereadores, mas em 2026 o cenário muda e contemplará somente os deputados federais e estaduais.

A constar, o deputado federal Elmar Nascimento (UB), por exemplo, está cumprindo diversas agendas pela Bahia. Recentemente, o parlamentar esteve em Mucuri, no sul do Estado, visitando a fábrica da Suzano S.A junto com outros parlamentares baianos e membros do executivo de Mucuri e de Nova Viçosa.

Assista ao Radar BNews da última segunda-feira (1°):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp