Política

Jean Wyllys é condenado por chamar membros do MBL de 'defensores do nazismo' e 'assediadores'

Edvaldo Sales/BNews
Jean Wyllys terá de pagar indenização ao MBL; decisão cabe recurso  |   Bnews - Divulgação Edvaldo Sales/BNews

Publicado em 05/10/2023, às 23h18   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-deputado federal Jean Wyllys (PSOL) foi condenado a pagar R$ 10 mil em indenização ao Movimento Brasil Livre (MBL) por chamar integrantes do movimento de "defensores do nazismo" e "assediadores de mulheres sob guerra". A decisão foi tomada na quarta-feira (4) pelo juiz Danilo Mansano Barioni, da 38ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo, mas cabe recurso.

No episódio, Wyllys usou o X (antigo Twitter) para reagir a uma reportagem da Folha de S. Paulo, em 23 de maio, sobre o plano de deputados do MBL para realizar manifestações contra o “cerco à liberdade” no governo Lula.

“Cerco à liberdade de quem? Dos defensores do nazismo? Dos assediadores de mulheres sob guerra? Dos insultadores da memória de Marielle Franco? Dos que fecharam uma exposição com mentiras? Dos difamadores profissionais? Isso é cerco ao fascismo, que este jornal insiste em emponderar”, publicou o ex-deputado.

Na decisão, o juiz acolheu parcialmente os pedidos e decidiu que Jean Wyllys “extrapolou os limites da liberdade de expressão e, mais que isso, acarreta à entidade autora vilipêndio à honra objetiva”.

Ainda para Barioni, o ex-deputado se valeu de “pseudo-interrogações” e de “técnica da ironia” para atribuir aos integrantes do MBL as pechas de “defensores do nazismo”, “assediadores de mulheres sob guerra”, “difamadores profissionais”, “mentirosos”, entre outras.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp