Política

Jerônimo anuncia reabertura de Hospital que foi polêmica durante a campanha; saiba detalhes

Fotos: Manu Dias / GOVBA
Reabertura de hospital foi publicada no Diário Oficial deste sábado (4)  |   Bnews - Divulgação Fotos: Manu Dias / GOVBA

Publicado em 04/03/2023, às 07h39   Cadastrado por Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Unidade de saúde que foi alvo de polêmica durante a campanha eleitoral para o Governo do Estado, o Hospital de Itaberaba teve publicização divulgada no Diário Oficial (DOE) e pode ser reaberto após mais de 15 anos de impasse.

Segundo o Governo, o investimento em reformas no local será de R$ 30 milhões entre obras e equipamentos, a unidade foi totalmente reformada e ampliada, ganhando ainda 10 leitos de UTI adulto. Cerca de 90% dos recursos aplicados foram do Governo do Estado e 10% como contrapartida municipal.

Para além da reforma e ampliação, o Governo do Estado enviou equipamentos de última geração, como um tomógrafo de 16 canais, dois Raio-X, sistema de captura e digitalização de imagens, além de dois aparelhos de ultrassonografia.

Durante a campanha, o prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas (PP), alegou que o governo fez chantagem com o município ao 'segurar' a obra do Hospital: “Na época da inauguração, antes do conflito entre o PP e o PT, havia uma força-tarefa para inaugurar o hospital. Depois disso, a gente viu o ritmo diminuir”, disse o prefeito na ocasião.

A reforma contou com recursos do tesouro estadual, do município e com emendas do ex-deputado federal Cacá Leão (PP), que foi candidato ao senado no grupo de ACM Neto (União Brasil). A reabertura estava prevista para dia 26 de março do ano passado, aniversário de Itaberaba. Pouco antes, no dia 14 de março, o rompimento do PP com a base do governo Rui Costa (PT) foi anunciado.

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) explica que a unidade agora integra a rede assistencial do estado. “Os 70 leitos da unidade, sendo 10 de UTI, são fundamentais para o fortalecimento da rede assistencial do SUS na região da Chapada Diamantina.

A expectativa é que sejam realizadas mais de 230 cirurgias por mês, além de atender casos de urgência e emergência clínica, cirúrgica, pediátrica e traumato-ortopedia”, ressalta o governador.

A unidade também terá leitos de saúde mental e ofertará atendimento ambulatorial, com consultas especializadas e cirurgias ambulatoriais, bem como diagnósticos e terapias.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp