Política

Jerônimo Rodrigues lança Carnaval Ouro Negro 2024

Paulo M. Azedo / BNews
Titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Ângela Guimarães marca presença no evento  |   Bnews - Divulgação Paulo M. Azedo / BNews
Luana Neiva e Edvaldo Sales

por Luana Neiva e Edvaldo Sales

[email protected]

Publicado em 16/01/2024, às 19h16


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) lança na noite desta terça-feira (16) o Carnaval Ouro Negro 2024 no Largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, em Salvador. Na ocasião, serão divulgadas as novidades do programa realizado pela Secretaria de Cultura (Secult-BA) e pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi).

Titular da Sepromi, Ângela Guimarães marca presença no lançamento. Na ocasião, ela ressaltou o destaque que os blocos afro estão recebendo, mas pontuou que o histórico da relação do Governo do Estado com esses grupos nem sempre foi assim.

Segundo ela, isso mudou de 2008 para cá, “que a gente consegue conquistar o programa Ouro Negro e consagrá-lo com a política pública de Estado no nosso estatuto da igualdade racial”.

Mas a história dos anos anteriores não era bem assim. A história dos anos anteriores era os nossos blocos afro, como o Malê Debalê e outros, com muita dificuldade de constituir o seu carnaval porque o estado andava de costas para essas apresentações”, pontuou.
Ângela Guimarães
Paulo M. Azedo / BNews

Homenagem

Parte das entidades apoiadas pelo Ouro Negro, os blocos afro serão homenageados pelo Governo da Bahia, que esse ano traz como tema do Carnaval: 50 Anos de Blocos Afro. Nossa Energia é Ancestral. O tema é em referência ao cinquentenário do Ilê Aiyê, pioneiro do movimento que une a luta antirracista e a beleza da expressão do povo negro.

O Programa Ouro Negro foi ampliado em 2024, ofertando apoio a uma maior quantidade de entidades de matrizes africanas. O programa vai apoiar a participação das entidades nos festejos em qualquer um dos circuitos de Salvador e ainda pelo interior baiano.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp