Política

Jerônimo Rodrigues participa da transferência da sede do governo

Reprodução / Genilson Coutinho
Rui Costa (PT) encerrou seu mandato em dezembro de 2022 sem nunca ter participado do ato  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Genilson Coutinho

Publicado em 25/06/2023, às 06h00   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

A sede do Governo do Estado será transferida para o município de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, neste domingo (25), e a presença Jerônimo Rodrigues (PT) vai quebrar um jejum de 4 anos sem a presença de um chefe do Executivo Estadual na transferência. Isso porque o ex-governador e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), encerrou seu mandato em dezembro de 2022 sem nunca ter participado do ato.

À época, assessoria de comunicação do governo informou que não se manifestaria sobre a ausência do então governador na sessão solene.

A mudança ocorre como parte das comemorações pelo Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, em homenagem à participação dos cachoeiranos nas lutas pela libertação do julgo português.

Conhecida como “Cidade Heroica”, Cachoeira foi ponto de partida para a resistência baiana contra o domínio português na guerra da independência que se iniciou em 19 de fevereiro de 1822 e só terminou no dia 2 de julho de 1823. Devido a isso, uma lei estadual de 2007 resolveu homenagear o município, tornando-o sede do governo todo dia 25 de junho.

A mudança, entretanto, não é permanente. Salvador continua sendo a capital do estado e voltará a receber a sede do governo estadual no dia 26 de junho, sendo o palco também do o desfile oficial de comemoração da independência, entre o Largo da Lapinha e a praça do Campo Grande, no dia 2 de julho.

Atividades

Entre as atividades previstas para este ano estão a apresentação da Filarmônica Lyra Ceciliana Cachoeirana, na Praça da Aclamação, seguida da Celebração do Te Deum, na Igreja da Ordem Primeira; além do lançamento da Feira Literária Internacional de Cachoeira (Flica) e da Sessão Solene, às 10h, na Câmara Municipal.

Outro destaque da programação matutina é a inauguração do marco alusivo às comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, às 11h30. A ação é realizada pelo projeto itinerante “Bahia: Memórias de Lutas e Liberdade”, da Fundação Pedro Calmon (FPC), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult).

A programação conta com aulas públicas e atividades lúdicas da Biblioteca de Extensão (BIBEX), traz também serviços da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI) e o Conselho Estadual da Juventude (CEJUVE). A Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) também estará na cidade com uma unidade móvel para fazer orientação, acolhimento e atendimento de mulheres vítimas de violência.

No período da tarde, será ministrada, às 14h, uma aula pública, organizada pelo Centro de Memória da Bahia e, às 15h, o desfile Cívico Militar dá o tom da festa. As Fanfarras Escolares dos colégios da rede estadual de ensino, organizadas pela Secretaria de Educação (SEC), vão mobilizar, este ano, cerca de 350 estudantes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp