Política

Jerônimo Rodrigues revela data de chegada da BYD na Bahia; saiba quando

Joilson César / BNews
O governador disse que, na oportunidade, uma outra empresa vai anunciar investimentos no Estado  |   Bnews - Divulgação Joilson César / BNews
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 29/09/2023, às 13h07


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) confirmou, nesta sexta-feira (29), quando a fábrica da montadora chinesa BYD começará a ser instalada na cidade de Camaçari, localizada na Região Metropolitana de Salvador.

Em conversa com a imprensa durante a abertura do I Fórum Estadual dos Consórcios Públicos Interfederativos de Saúde, Jerônimo Rodrigues disse que um evento será realizado no dia 9 de outubro para marcar o começo da instalação. Ele revelou ainda que, na oportunidade, a fabricante de pneus Bridgestone também anunciará investimentos na Bahia.

“Nós faremos esse ato pela manhã e na parte da tarde tem outro evento em Camaçari. Dessa vez a Bridgestone irá anunciar mais investimentos na Bahia. Pela manhã, BYD e, pela tarde, a Bridgestone anunciando mais investimentos no Estado da Bahia. A expectativa nossa é de que a BYD entregar no mercado 200 a 250 mil automóveis elétricos. Vai ter um totalmente elétrico e um hibrido”, disse Jerônimo.

O governador revelou ainda que a BYD vai anunciar ainda no dia 9 de outubro um parque tecnológico em Salvador para gerar pesquisa e inovação tecnológica na área de biodiesel para fabricar combustível, que seja usado nos carros híbridos.

“A expectativa é de cinco a seis mil empregos [gerados] quando estiver na ativa. Fora os indiretos. Fora a nossa estima. Nós seremos o Estado brasileiro e país na América Latina que vai exportar carros elétricos”, disse.

Jerônimo revelou ainda como estão as tratativas para que adquirir o terreno da Ford, onde será instalada a fábrica da BYD. O governador garantiu que a gestão estadual atuou apenas nos pontos que apresentaram algum “grau de dificuldade”.

“Nós realmente estamos assumindo [a negociação]. Não queríamos isso. Queríamos que elas [a Ford e a BYD] se encontrassem e dialogassem sobre as negociações. Mas a gente viu que aqui e ali havia alguma dificuldade. Não é que assumimos completamente. A gente ajudou naqueles pontos que eles tinham algum grau de dificuldade. Espero que até segunda ou terça tenha isso resolvido. Não colocaram isso [as dificuldades] como empecilho”, disse.

“[A negociação] Está em fase sigilosa. A gente não tem que ficar anunciando essas negociações, mas já já terão novidades sobre isso. Espero, estamos trabalhando para isso, que dê certo com o espaço da Ford”, emendou Jerônimo.

O governador confirmando que o evento contará com as presenças de representantes da BYD Internacional, do ministro Rui Costa e do vice-presidente Geraldo Alckmin, que substituirá o presidente Lula, por estar se recuperando de uma cirurgia no quadril.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp