Política

João Henrique reaparece e cobra paternidade do metrô de Salvador

Paulo M. Azevedo / BNews
Ex-prefeito foi homenageado na Câmara Municipal de Salvador e cobrou paternidade do metrô  |   Bnews - Divulgação Paulo M. Azevedo / BNews

Publicado em 30/08/2023, às 16h56   Eduardo Dias e Lula Bonfim


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-prefeito João Henrique Carneiro, que governou a capital baiana entre 2005 e 2012, participou na tarde desta quarta-feira (30) do evento Projeto Lembranças do Futuro de Salvador, na Câmara Municipal da cidade. Durante fala no plenário do legislativo soteropolitano, o ex-gestor requisitou para si a “paternidade” do metrô.


“Eu deixei com 99% de obras totais: físicas, estruturais, técnicas… 99%. E tive um grande aliado nisso. O deputado federal João Leão, que chegava à prefeitura às 6h da manhã e saía à meia-noite todo dia. Faltou apenas R$ 42 milhões para a gente terminar as estações da Bonocô até o Retiro”, disse o ex-prefeito.


João Henrique foi muito cobrado, durante seus dois mandatos como prefeito, pelas obras do metrô de Salvador. A situação, que se arrastava pelo menos desde 1999, na gestão de Antônio Imbassahy, caiu na conta do então prefeito em 2012, que deixou a gestão municipal massacrado pela não conclusão do modal de transporte.


“Por causa desses R$ 42 milhões, terminou minha gestão e a gente não pôde entregar esse primeiro trecho, que ia somente até o Retiro, mas que já era o primeiro trecho. E já respondia àqueles que insinuavam irregularidades, que insinuavam coisas erradas. Não teve nada de errado”, apontou João Henrique.


O primeiro trecho do metrô de Salvador, entre as estações Acesso Norte e Lapa, foi inaugurado em 2013, meses após João Henrique deixar a prefeitura. A conclusão das obras foi realizada pelo governo da Bahia, então liderado por Jaques Wagner (PT), após ACM Neto (União Brasil) — à época prefeito recém-eleito da cidade — repassar a responsabilidade do modal de transporte para a gestão estadual.


“Peguei com 25%, deixei com 99%. Tanto que quando o prefeito ACM Neto passou para o governo do estado, imediatamente foi colocado em operação, porque eu passei com 99%, com o metrô pronto”, lamentou Carneiro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp