Política

João Jorge toma posse como presidente da Fundação Palmares e revela situação que encontrou na Instituição

Divulgação
“Nós venceremos essa luta (...) Nós demos a nossa civilização para essa nação”, afirmou João Jorge em seu discurso de posse  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 27/04/2023, às 19h13   Cadastrada por Letícia Rastelly


FacebookTwitterWhatsApp

Nesta quinta-feira (27) o ativista negro e fundador do bloco afro Olodum, João Jorge, tomou posse como novo presidente da Fundação Cultural Palmares. “Nós venceremos essa luta. Somos o canto desse país, o som dos tambores desse país, as águas desse país. Nós demos a nossa civilização para essa nação”, afirmou o baiano.

Visivelmente emocionado, durante seu discurso João contou como achou pertences da Instituição. “Eu estou falando emocionado porque estive com os presidentes da Palmares e depois cheguei em Brasília e encontrei as fotos deles jogadas em um depósito. Um funcionário me entregou os tapetes com a marca de Xangô e disse que escondeu para não jogarem fora”, disse o baiano.

De acordo com o novo presidente da Fundação, é necessário que haja recursos e uma maior facilidade para apoiar e desenvolver projetos. Para isso, João já teria debatido esse assunto junto ao senador Jaques Wagner e ao presidente Lula.

Quem prestigiou a posse do ativista foi a ministra da Cultura, Margareth Menezes; a secretária de Igualdade Racial da Bahia, Ãngela Guimarães;a reitora da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Adriana dos Santos; e as embaixadas do Zimbábue, República de Gana e da República Unida da Tanzânia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp