Justiça

Juiz aceita denúncia contra assessor de Paulo Guedes

Marcos Oliveira/Agência Senado
Os 29 gestores dos fundos Petros (Petrobras), Funcef (Caixa Econômica), Previ (Banco do Brasil) e Valia (Vale) teriam participado de investimentos irregulares da Sete Brasil  |   Bnews - Divulgação Marcos Oliveira/Agência Senado

Publicado em 17/01/2020, às 17h12   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O juiz Vallisney de Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília, aceitou denúncia contra o ex-ministro do Planejamento Esteves Colnago, atualmente assessor especial do ministro da Economia, Paulo Guedes. Ele e outras 28 pessoas agora são réus por fraudes em fundos de pensão de empresas estatais e privadas. A investigação faz parte da Operação Greenfield.

Segundo a revista Valor, investigação do Ministério Público Federal no Distrito Federal aponta que os 29 gestores dos fundos Petros (Petrobras), Funcef (Caixa Econômica), Previ (Banco do Brasil) e Valia (Vale) participaram de investimentos irregulares da Sete Brasil.

À época da aprovação dos aportes, Colnago participou do conselho deliberativo da Funcef. Ele também foi ministro do Planejamento durante o governo do ex-presidente Michel Temer.

Assessor nega

Por meio de nota enviada à revista, o Ministério da Economia afirmou que Conalgo está à disposição da força-tarefa da Greenfield, do Ministério Público Federal, para prestar os esclarecimentos relacionados à gestão dos fundos de pensão.

"O assessor esclarece que todas as atividades exercidas como membro do Conselho Deliberativo do Fundação dos Economiários Federais (Funcef) ocorreram em consonância com o regimento interno e demais normas legais", diz um trecho da nota.

O texto ressalta que "está em tramitação, na Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), processo no âmbito administrativo de semelhante teor", no qual Conalgo apresentou defesa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp