Política

Levantamento aponta que aprovação do governo Lula teve queda em relação a abril; saiba detalhes

Ricardo Stuckert/PR
Levantamento dá indicações negativas para a gestão, que é reprovada por 28%  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/PR

Publicado em 09/06/2023, às 08h55   Cadastrado por Bernardo Rego


FacebookTwitterWhatsApp

Uma pesquisa feita pelo Ipec/O GLOBO aponta que a aprovação ao governo Lula oscilou para baixo. O percentual de pessoas que classifica a administração do petista como “boa” ou “ótima” saiu de 39% para 37% em relação a abril. Já as avaliações “ruim” ou “péssima” variaram de 26% para 28%. Aqueles que consideram a gestão “regular” eram 30%, e agora totalizam 32%. 

Apesar de as variações estarem dentro da margem de erro, os números indicam uma tendência negativa da opinião pública em relação governo federal neste primeiro semestre de gestão. As informações são do O Globo.

Em março, no primeiro levantamento feito pelo instituto, 17 pontos percentuais separavam os grupos dos satisfeitos e o dos insatisfeitos. Os resultados desfavoráveis aparecem em meio à crise do governo com o Congresso e a dificuldade de consolidar uma base aliada.

“Essas oscilações podem decorrer de uma acomodação natural da avaliação do início de governo, do ajuste entre desejo e percepção. Além disso, apesar de termos alguns indicadores econômicos positivos recentemente, seus efeitos podem ainda não terem sido percebidos na prática pelos eleitores”, disse a analisa a CEO do Ipec, Márcia Cavallari.

No Nordeste, única região onde Lula teve mais votos que Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições, a taxa de aprovação ao governo recuou de 55% para 45% desde abril. Ainda assim, os moradores da região permanecem como o segmento que mais avalia a gestão Lula 3 como “boa” ou “ótima”. O maior percentual de avaliações “ruim” ou “péssima” foi registrado nas regiões Norte e Centro-Oeste: 33% — eram 21% há dois meses.

O eleitorado mais pobre, que vive mensalmente com até um salário mínimo, é o que mais aprova o governo Lula (43%), mas também nesse nicho houve variação negativa: eram 53% em abril. Na parcela mais rica da amostra, com ganhos acima de cinco salários mínimos por mês, o percentual de “bom” e “ótimo” trilhou o caminho oposto: oscilou de 30% para 36%.

O levantamento mostra ainda que 53% aprovam a maneira como Lula está governando o país, enquanto 40% desaprovam. A aprovação de Lula oscilou quatro pontos percentuais desde março, quando 57% diziam aprovar o jeito que o petista administra o país. Já a desaprovação aumentou: foram cinco pontos, passando de 35% para 40% em três meses. Aqueles que não sabem ou não quiseram responder somam agora 7%.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp