Política

Lira recorre ao STF para Câmara decidir sobre cassação em casos como o de Daniel Silveira

rthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados - Pedro Ladeira/Folhapress
Caso pode afetar futuro político de deputado bolsonarista, condenado pelo Supremo à perda de mandato 'automática'  |   Bnews - Divulgação rthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados - Pedro Ladeira/Folhapress

Publicado em 21/04/2022, às 07h00 - Atualizado às 07h53   Redação



Aliado do governo Bolsonaro, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), recorreu ao Supremo Tribunal Federal(STF) nesta quarta-feira (20), para que o Poder Legislativo tenha a palavra final em casos de cassação de parlamentares em julgamentos da Corte. A medida foi tomada no mesmo dia em que Tribunal condenava o deputado bolsonarista, Daniel Silveira (PTB-RJ) por ataques à democracia, determinando, assim, a perda do mandato.

Lira afirmou no recurso que, “diante das condenações penais transitadas em julgado, compete às Casas do Congresso Nacional decidir pela perda do mandato eletivo”, reacendendo o debate entre congressistas e ministros da Corte.

Apesar do recurso, o Supremo tem defendido que cabe ao Congresso apenas cumprir a decisão do Judiciário. Para Lira, o Supremo estaria violando a separação entre os Poderes, ao determinar que ao Congresso cabe apenas uma “mera declaração” da Mesa Diretora, em ato de formalidade, sem necessidade de votação em plenário.

Leia Mais:

Daniel Silveira ataca Alexandre de Moraes antes de julgamento no STF

Aliado de Lira vendeu kit robótica 420% mais caro do que declarou ter pago

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags