Política

Lula 'bate o martelo' e cobra clareza de europeus sobre acordo com Mercosul

Ricardo Stuckert / PR
Presidente teve reuniões com líderes europeus e com Arábia Saudita  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / PR

Publicado em 10/09/2023, às 15h55 - Atualizado às 16h05   Cadastrado por Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Após reuniões com reuniões com líderes europeus e com Arábia Saudita, o presidente Lula cobrou mais clareza da União Europeia (UE) com acordo com o Mercosul. Petista recebeu neste domingo (10) a presidência do G20, durante o encerramento da 18ª Cúpula de Chefes de Governo e Estado do grupo, que ocorre em Nova Déli, na Índia.

Em agendas com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen; com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel; e com o presidente francês, Emmanuel Macron, Lula tratou sobre as pendências que travam um desfecho entre os dois blocos. Para Lula, a decisão já está mais no âmbito político do que técnico.

“Lula anunciou que o Mercosul está pronto para concluir o acordo o mais rápido possível e que espera uma postura clara dos europeus”, informou o Palácio do Planalto, em nota.

“Para o presidente brasileiro, não faz mais sentido, após 22 anos de tratativas entre os negociadores, seguir numa perspectiva de protelar consensos. Para ele, é o momento de os líderes dos dois lados decidirem politicamente levar o acordo entre os blocos adiante”, diz o comunicado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp