Política

Lula confirma quando fará indicação para cargo no PGR e ministro do STF

Mídia Ninja / Divulgação
Presidente ainda falou sobre a possibilidade de escolher uma mulher para ambos cargos  |   Bnews - Divulgação Mídia Ninja / Divulgação

Publicado em 27/10/2023, às 14h55 - Atualizado às 14h56   Luana Neiva


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou nesta sexta-feira (27), que vai fazer as indicações para o Supremo Tribunal Federal (STF) e para a Procuradoria-Geral da República (PGR) ainda este ano.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

O político depois de afirmar que o gênero ou a cor não será critério de escolha, deixou em aberto a possibilidade de escolher uma mulher para os dois cargos. Já sobre a indicação à chefia do Ministério Público Federal, Lula relatou que o procurador escolhido tem que ser alguém que não faça ‘política’.

O comando da Procuradoria está vago desde o fim de setembro deste ano, com a saída de Augusto Aras, que ocupou o cargo durante a gestão do ex-presidente da república de Jair Bolsonaro. Além disso, alguns dias depois, a ministra Rosa Weber se aposentou do STF, abrindo uma nova posição na Corte.

Por conta da indefinição nos dois cargos, Lula negou que não tenha ‘pressa’ para escolher, mas disse que precisava fazer uma cirurgia no quadril.

“Não é que eu não tenho pressa. Eu tenho pressa, mas eu precisava fazer uma cirurgia. Eu estava há 14 meses com uma dor insuportável. Eu já não tinha mais paciência, eu chegava aqui de manhã já com um humor muito azedo”, afirmou ele.

Lula ainda relatou ainda que ‘pode escolher amanhã’ e contou que é preciso levar em consideração a chance de aprovação no Senado. “Então eu agora não vou esperar o final do ano. Eu posso escolher amanhã. Semana que vem, depois de amanhã. Eu vou escolher as pessoas certas, adequadas, para o lugar certo. Em função da circunstância política, porque eu não posso fechar os olhos e não enxergar que eu tenho que mandar um nome para ser aprovado pelo Senado”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp