Política

Lula descarta apoiar "aventura bélica" de Nicolás Maduro

Ricardo Stuckert / PR
O presidente da Venezuela avalia uma possível tentativa de anexação de território da Guiana  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / PR
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 06/12/2023, às 14h00


FacebookTwitterWhatsApp

A equipe do governo federal responsável pela política internacional do país vem acompanhando as movimentações do presidente da Venezuela Nicolás Maduro, que, às vésperas de uma eleição que pode tirá-lo do cargo, tenta anexar parte do território da Guiana.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

De acordo com coluna da jornalista Daniela Lima, do portal G1, interlocutores do governo garantem que o governo Lula “não vai apoiar nenhuma aventura” do governo venezuelano e que Maduro sabe que não contará com o apoio do presidente brasileiro.

Ainda segundo a publicação, o chefe do Executivo da Venezuela já teria sido alertado por emissários do presidente Lula sobre o risco de perder o controle da situação.

Diplomatas brasileiros acreditam que Maduro aposta na anexação de parte da Guiana, que tem uma ligação com a história da Venezuela, para despertar sentimento nacionalista às vésperas da eleição e garantir apoio e mobilização popular.

No entanto, a aposta pode fracassar. O embaixador Celso Amorim já teria alertado Maduro de que uma guerra associada a um sentimento pode colocar a Venezuela e o próprio futuro do governo venezuelano em ambiente de incerteza, pois deixaria o país à mercê de qualquer fatalidade externa ou mesmo em regiões de fronteiras.

Aliados de Lula afirmam ainda que o presidente brasileiro “não pensará duas vezes” em se colocar contra uma ofensiva de Maduro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp