Política

Lula dispara sobre possível prisão de Putin no Brasil; entenda

Ricardo Stuckert/Divulgação
Lula afirmou que o líder russo enfrenta processos  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/Divulgação
Luana Neiva

por Luana Neiva

[email protected]

Publicado em 04/12/2023, às 14h27


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Lula (PT) afirmou nesta segunda-feira (4), que existe a possibilidade do líder russo, Vladimir Putin ser preso caso vennha para o Brasil em 2024. A declaração do petista foi feita durante entrevista coletiva ao lado do premiê da Alemanha, Olaf Scholz.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

"Putin vai ser convidado. Ele tem um processo, tem de aferir as consequências [de ir ou não ao Brasil]. É uma decisão judicial, e um presidente da República não julga, ele cumpre ou não cumpre. Se comparecer, Putin sabe o que vai acontecer. Pode acontecer e pode não acontecer", afirmou Lula.

O líder russo é alvo de um mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), sediado na holandesa Haia, por supostamente ter facilitado a deportação ilegal de crianças ucranianas para o seu país durante a Guerra da Ucrânia.

A decisão da corte internacional foi emitida em março passado, e o Brasil, como é signatário do Estatuto de Roma, a base do TPI, em tese deveria seguí-la. “Como o Brasil é signatário, tem responsabilidades”, disse Lula em Berlim.

Porém, em outras ocasiões, como quando estava em Dubai para a COP28, Lula havia dito que Putin não seria preso caso decidisse comparecer na cúpula do G20, que será realizada no Rio de Janeiro agora que o Brasil está na presidência rotativa do grupo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp