Política

VÍDEO: Lula diz que contratou ministro apesar de acusação de crime contra mulher

Ricardo Stuckert / PR
Lula chorou ao discursar em evento ao lado do ex-ministro Walfrido Mares Guia  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / PR

Publicado em 27/04/2024, às 07h45 - Atualizado às 07h48   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Lula (PT) relembrou um episódio polêmico na formação do seu primeiro governo, ainda em 2002, quando convidou o empresário Walfrido dos Mares Guia para ser um de seus ministros. Na época, o amigo enfrentava denúncias de supostamente ser o mandante de um homicídio contra uma modelo.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Lula não se conteve e chorou ao se reencontrar com o empresário, de 81 anos, na inauguração da planta da fábrica de produção de insulina da Biomm, em Nova Lima (MG). "Quando assumi a Presidência, eu não conhecia o companheiro Walfrido. Eu tinha sido eleito presidente da República, queria montar o ministério mais amplo possível, com pessoas de bem", relatou.

No discurso, Lula lembrou que Walfrido não queria assumir o cargo por conta das denúncias. "Walfrido estava muito deprimido", relembrou. Apesar da declaração de Lula, o ex-ministro nunca foi denunciado no caso.

Em 2009, o autor do crime foi condenado e sua defesa apontou Walfrido como mandante, mas a alegação nunca foi comprovada. "Você é, para mim, mais do que um irmão. Você é um companheiro", afirmou o presidente, chorando, antes de abraçar o ex-ministro.

Mares Guia foi ministro do Turismo (de 2003 a 2007) e das Relações Institucionais (2007) nos governos anteriores de Lula. Ele também foi deputado federal (1999-2003) e vice-governador de Minas Gerais (1995-1999). Na política, teve passagens pelo antigo PRS, PTB e PSB.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

TagsLula