Política

Lula escolhe senador que comandará Agricultura, mas suplente pode ser um problema para o PT: entenda

Ricardo Stuckert / Divulgação
Lula deve oficializar o nome na terça (27), junto com o futuros membros da Secom, os deputados Paulo Teixeira (PT-SP) e Paulo Pimenta (PT-RS)  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / Divulgação

Publicado em 24/12/2022, às 18h37   Cadastrada por Letícia Rastelly


FacebookTwitterWhatsApp

O futuro ministro da Agricultura parece já ter sido escolhido pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT): o senador Carlos Fávaro (PSD-MT). A informação é do portal Metrópoles e teria sido passada por membros do conselho político de transição.

Com a oficialização prevista para a próxima terça-feira (27), o anúncio também deve contemplar os deputados federais petistas Paulo Teixeira (PT-SP) e Paulo Pimenta (PT-RS), que assumirão o Ministério das Comunicações e Secretaria de Comunicação, respectivamente.

O senador mato-grossense tem um trabalho à frente Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT), o que teria, inclusive, lhe projetado para a política nacional em 2018. Ainda segundo o Metrópoles, Fávaro foi indicado pelo ex-governador do Mato Grosso e “rei da soja” Blairo Maggi, para o posto em Brasília.

Entretanto, a escolha de Fávaro para o Ministério da Agricultura faz Margareth Buzetti (PP/MT), apoiadora ferrenha de Bolsonaro, ascender e se tornar senadora, já que ela é a primeira suplente do Estado. Isso seria um problema para a base governista, já que é possível que ela votasse contra as matérias propostas pelo PT.

Desse modo, a estratégia seria dar um cargo, em uma secretaria do governo do Mato Grosso, dando lugar ao segundo suplente na chapa do senado, José Lacerda (MDB).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp