Política

Lula espera fechar acordo 'equilibrado' entre UE e Mercosul em 2023

Yves Herman / Reuters
Em Bruxelas, na Bélgica, presidente brasileiro participa da cúpula da Celac  |   Bnews - Divulgação Yves Herman / Reuters

Publicado em 17/07/2023, às 09h59   Cadastrado por Tácio Caldas


FacebookTwitterWhatsApp

Em mais uma viagem internacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a pautar e afirmar que deseja fechar um acordo comercial ‘equilibrado’ entre o Mercosul e a União Europeia (UE) ainda este ano. Há quatro anos um acordo chegou a ser encaminhado, mas acabou não sendo concluído.

De acordo com a presidente da Comissão Europeia - que é o braço executivo da UE -, Ursula von der Leyen, esclareceu que um acordo entre os blocos econômicos estava próximo e que os países europeus queriam resolver ‘qualquer diferença restante o mais rápido possível’, algo que também tem sido buscado pelo presidente brasileiro e atual mandatário do Mercosul.

Marcando presença na cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia (UE), evento que reúne os líderes dos blocos e um total de 60 países, que está sendo realizado em Bruxelas, na Bélgica, o chefe do executivo federal afirmou que o Brasil irá “cumprir com a sua parte na questão do clima”.

"Nós temos um compromisso com o desmatamento zero na Amazônia até 2030. Esse é um compromisso assumido antes, durante e depois de uma campanha política", afirmou Lula, que deve permanecer na Bélgica até essa terça-feira (18), quando será encerrado o evento.

Assista ao Radar BNews da última sexta-feira (14):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp