Política

Lula faz novas críticas ao Banco Central

Agência Brasil
Por diversas vezes o presidente Lula criticou a taxa de juros do Banco  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil
Daniela Pereira

por Daniela Pereira

[email protected]

Publicado em 29/06/2023, às 10h06 - Atualizado às 10h07


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou as redes sociais para criticar a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil de manter a taxa básica de juros em 13,75% ao ano.

“Não existe explicação para uma taxa de juros em 13,75%, porque não temos inflação de demanda. Não sou eu que sou contra essa taxa de juros, são os pequenos, médios e grandes empresários, agricultores. É preciso reduzir, inclusive para estar de acordo com a taxa da inflação, que já caiu”, disse.

Esta é a sétima vez seguida que o Comitê decide pela manutenção da taxa. Assim, o patamar de juros no país continua no maior nível desde dezembro de 2016.

Grande parte do mercado acreditava que o BC deveria começar a cortar os juros a partir de seu próximo encontro, no início de agosto. Contudo, no comunicado, o Copom volta a citar “paciência e serenidade” com a condução da política monetária em relação à inflação.

Segundo informações do Uol, durante entrevista concedida à Rádio Gaúcha, na manhã desta quinta-feira (29), o petista ainda culpou o Senado e cobrou uma ação dos parlamentares.

Para Lula, o Senado também é culpado pela alta taxa, uma vez que foram os senadores que aprovaram a indicação de Roberto Campos Neto para presidente do Banco Central.  

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp