Política

Lula não irá mais a Brasília nesta semana por motivos de saúde; entenda

Ricardo Stuckert / PT
Lula é esperado em Brasília para tratar da PEC da transição e destravar o orçamento junto ao Congresso  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / PT

Publicado em 22/11/2022, às 21h59 - Atualizado às 22h02   Cadastrado por Letícia Rastelly


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não irá mais a Brasília nesta semana. A informação foi passada pela presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann. Segundo ela, o petista estaria seguindo uma recomendação médica, já que no domingo (20) Lula fez um procedimento cirúrgico para retirada de uma lesão na garganta a qual foi submetido em São Paulo.

"A recomendação foi de repouso agora, após a cirurgia. E também é melhor ser mais cauteloso com o aumento do número de casos de Covid", disse Hoffmann ao Jornal Folha de São Paulo. Ainda segundo ela, a previsão é que o presidente eleito viaje para Brasília na próxima terça-feira (29).

Desde eleito, Lula viajou para fora do Brasil onde participou da COP-27, no Egito, e em Portugal, onde fez uma breve visita. Havia-se a expectativa que o presidente eleito já estivesse se reunindo com os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para cuidar da articulação da PEC da transição e destravar o orçamento junto ao Congresso.

Saúde

Segundo a publicação, um dos médicos que acompanham Lula informou que nas 72 horas após a cirurgia, é natural que o paciente apresente agravamento da rouquidão, exigindo que poupe a garganta. O presidente eleito deverá evitar uso excessivo da voz nos próximos 14 dias, especialmente nesta semana após cirurgia. O ideal é que só discurse dentro de uma semana. Com essa fonocirurgia para preservação da voz, a expectativa é que Lula apresente redução da rouquidão após essas duas semanas de cicatrização da região operada.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp