Política
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou na manhã desta terça-feira (27), durante a sua live semanal, que o governo vem analisando uma estratégia para evitar novas ações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
De acordo com Lula, o governo vai fazer uma “prateleira de terras improdutivas” para mapear as terras ociosas e evitar invasões. O petista disse ainda que é possível “fazer assentamento agrário para quem quiser trabalhar no campo sem precisar brigar com ninguém”. A declaração ocorre depois de uma série de ocupações realizadas pelo MST.
“Faz um convênio com as secretarias dos estados que cuidam da terra, cada estado e apresenta à União um banco de terra disponível. Em vez das pessoas invadirem, a gente oferece, organiza. Essa é uma novidade que eu não pensei no primeiro e segundo mandato. Pensei agora e nós vamos fazer”, disse Lula.
“Nós vamos fazer ruma prateleira das chamadas terras improdutivas desse país e terras devolutas”, acrescentou o presidente. "Por que temos que esperar o movimento invadir?", questionou.
Ainda de acordo com Lula, a proposta partiu do ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira. A ideia do governo é se adiantar a ocupações de terra promovidas pelo MST.
Classificação Indicativa: Livre