Política

Lula se manifesta sobre indicação de negro ou mulher ao STF; saiba

Ricardo Stuckert / PR
Lula evitou se comprometer com a indicação de uma mulher ou um negro  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / PR

Publicado em 06/04/2023, às 17h19   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, durante café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (6), que não tem pressa para a escolha de um novo ministro Supremo Tribunal Federal (STF). Além disso, o petista evitou se comprometer com a indicação de uma mulher ou um negro.

Se vai ser negro, se vai ser mulher, se vai ser homem, é um critério que eu vou levar muito em conta na escolha. Mas não te darei nenhuma referência, porque, se eu der uma referência, estarei carimbando a futura pessoa que vai ser a ministra da Suprema Corte", disse Lula.

O chefe do Executivo disse ainda que seu indicado será uma pessoa "altamente gabaritada, do ponto de vista jurídico", e que tenha sensibilidade social.

A escolha do substituto dele será feita por mim no momento que eu achar que tenha que fazer. Não adianta ficarem plantando nome, tentando vender candidato pela imprensa, que não é assim que se escolhe ministro da Suprema Corte. (...) Não tem data, não tem mês. Eu não tenho pressa de escolher", completou.

A declaração do mandatário ocorre no mesmo dia em que Lula publicou decreto de aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski no Diário Oficial da União.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp